A Nippon Zaidan divulga a abertura de inscrição para cinco bolsas no Japão de 1º de junho de
Informações interessantes são que: não é necessário ter fluência nem na língua japonesa e nem na inglesa; os documentos podem ser escritos em português; as possibilidades de bolsa se estendem a empresas, estudo em escola especifica (escola de artes, acupuntura, taiko, shodo, sado, entre outros), faculdade (graduacao, mestrado e doutorado), ou qualquer outro tipo de estudo; o projeto precisa ter apelo social (qual impacto do seu estudo para a sociedade), sendo que a carta da associação nikkei é obrigatória; pessoas morando no Japão ou em outro pais, mas que sejam brasileiros nikkeis também podem se inscrever; e os bolsistas da Nippon Zaidan serão patrocinados pela mesma para realizarem projetos assistenciais no Japão.
O presente projeto tem como objetivo oferecer uma oportunidade a jovens descendentes de japoneses de realizar sonhos e projetos que contribuam para o desenvolvimento de seu país e da sociedade local, visando também promover um maior nível de entendimento entre o Japão e seu país de origem através da bolsa de estudos no Japão.
São requisitos: (1) Estar dentro do público alvo dos projetos da fundação (escolaridade e experiência no Japão não são requeridos), (2) idade entre
Países-foco do programa são da região da América do Sul e Central (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, México, Paraguai, Peru, entre outros)
Inscrições devem ser feita de 1º de junho de
Processo de Seleção será dividido em (1) análise dos documentos no começo de setembro, (2) entrevista no começo de outubro e (3) Resultado final em meados de outubro. Será enviado aviso de aprovação ou reprovação para todos que se inscreverem. O resultado não será fornecido através de outros meios.
Instituições de ensino não estão estabelecidas e cada um dos inscritos deverá escolher a sua entidade e efetuar a negociação para a inscrição. As escolas da língua japonesa, no entanto, deverão ter a indicação pela fundação. Mais especificamente: (1) Se a instituição onde será realizado o estágio (pós-graduação ou graduação) à partir de 1º de abril de 2009 estiver definida, apresentar a "Carta Informal de Consentimento de Ingresso". Se não for possível obtê-la até a inscrição, mencionar o nome da instituição pretendida no "Plano de Estágio". Em ambos os casos, apresentar o "Certificado de Autorização de Ingresso" até o final de março de 2009. (2) À partir de 1º de abril de 2009, o bolsista passa a freqüentar escola de língua japonesa e nesse período deverá, por conta própria, realizar as negociações para ingresso ou prestar os exames para a instituição desejada. Se esta não for definida até o final de março de
Endereço para entrega de documentos é o :
2-3-1, Shinko, Naka-ku, Yokohama-shi,
Kanagawa, 231-0001, Japão
JICA Yokohama
"Kaigai Nikkeijin Kyokai / Nikkei Scholarship"
TEL: 045-663-3258 FAX : 045-211-1781
MAIS INFORMAÇÕES:
ASEBEX
Associacao Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão
Rua Machado de Assis, 101
Vila Mariana - Sao Paulo – SP
CEP 04106-010
e-mail:asebex@asebex.org.br
COLABORAÇÃO E FONTE DESTA POSTAGEM:
SEIJI ISOTANI
0 comentários: