Um pedaço do Japão no Sebrae/PR

Filed under: , , by: EDER TAKEMURA

A Central de Relacionamento do Sebrae/PR, que funciona em Curitiba, desde o dia 7 de setembro, está recebendo chamadas telefônicas do Japão dos dekasseguis, os nipo-brasileiros que emigram para o Japão em busca de oportunidades profissionais e voltam ao Brasil para abrir pequenos negócios.

Esse é um projeto-piloto do Sebrae Nacional, que é a Central de Relacionamento Sebrae Dekassegui, que atende pelo 0120-98-2366, lançado no Japão no início de setembro e começa, dia após dia, a receber ligações de dekasseguis que preparam-se para voltar ao Brasil.

Com a Central de Relacionamento, o Sebrae intensifica sua ação junto à comunidade nipo-brasileira no Japão, composta de mais de 300 mil pessoas, cerca de 80 mil provenientes do Paraná. Os dekasseguis podem ligar para o número entre 6 e 20 horas, no horário brasileiro (entre 18 e 8 horas no Japão). Por telefone, têm acesso a informações sobre os programas do Sebrae, empreendedorismo e abertura e gestão de um pequeno negócio.

Para bem atender os dekasseguis, a nossa Central de Relacionamento ampliou em duas horas sua jornada de trabalho. A equipe com 21 atendentes passou por uma capacitação específica para atuar junto aos dekasseguis e recebeu informações sobre o Projeto Dekassegui Empreendedor e cultura japonesa. O Dekassegui Empreendedor existe nacionalmente desde 2005. Cerca de 150 mil pessoas já foram atendidas presencialmente ou por meio do site www.dekassegui.sebrae.com.br . A ideia é oferecer informações sobre a abertura estruturada de um negócio no Brasil.

Dados recentes mostram que a população nipo-brasileira no Japão não sofreu grande alteração por conta da crise econômica mundial, sentida com mais vigor no Japão. O Ministério da Justiça japonês divulgou, em setembro de 2009, pesquisa mostrando que houve uma redução de 1,4% no número de brasileiros residentes no País do Sol Nascente em 2008, se comparado com 2007. O número de brasileiros no Japão em 2008 diminuiu de 316.967 para 312.582, uma redução de 4.385 pessoas, número bem menor que o projetado pelos especialistas de mercado. Portanto, a Central de Relacionamento é um importante serviço de apoio.

Fonte

www.sebraepr.com.br 0800 570 0800

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